O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, aproveitou uma reunião de 10 países do Oriente Médio e da Ásia Central para obter apoio para seu programa nuclear, acusado pelos Estados Unidos e pela Europa de desenvolver armas atômicas. Ele foi a Baku, capital do vizinho Azerbaijão, onde se encontrou com os líderes do Afeganistão, do Azerbaijão, do Paquistão e da Turquia.
Na oportunidade, o ministro do Exterior iraniano, Manouchehr Mottaki, insistiu em que países signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) tem direito ao uso pacífico de energia atômica. O governo americano alega que um país riquíssimo em petróleo não precisa de energia nuclear para fins pacíficos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário