Um anteprojeto de resolução apresentado pela França e Grã-Bretanha com o apoio dos Estados Unidos aos países-membros do Conselho de Segurança das Nações pretende impor sanções ao Irã se este país não suspender o enriquecimento de urânio e congelar seu programa nuclear, suspeito de desenvolver armas atômicas.
Mas as duas outras potências com direito de veto na ONU, a China e a Rússia, que apoiaram o envio do caso ao Conselho de Segurança, exigiram modificações. Temem que a aplicação de sanções econômicas ao Irã, um dos maiores produtores mundiais de petróleo, cause ainda mais confusão no mercado de energia.
Os EUA querem uma resolução baseada no capítulo 7 da Carta da ONU, que prevê inclusive o uso da força. Mas o primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, um dos grandes adversários da invasão do Iraque, insistiu em que uma intervenção militar não é a solução para o problema.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário