quarta-feira, 23 de abril de 2014

Hamas e OLP fazem acordo de reconciliação

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) fizeram um acordo na madrugada de hoje para "formar um governo de reconciliação nacional dentro de cinco semanas". Deve ser um governo tecnocrático.

A reconciliação vem num momento crucial para as negociações sobre a paz no Oriente Médio.

O governo de Israel já alegou que não pode fazer a paz com um povo dividido porque parte continuaria sendo sua inimiga. Hoje, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, "tem de escolher entre o Hamas e a paz".

Mais linha-dura ainda, o ministro do Exterior, Avigdor Lieberman, declarou o fim do processo de paz, acusando o acordo entre os dois grandes partidos do movimento nacional palestino de criar "um governo de unidade no terror. A assinatura de um acordo entre a Fatah e o Hamas é uma assinatura pelo fim das negociações entre Israel e a Autoridade Palestina."

O ministro da Economia, Naftali Bennett, insistiu na expressão "governo da unidade no terror": "O Hamas vai continuar assassinando israelenses e Abbas vai continuar exigindo a libertação dos companheiros."

Assim, o governo israelense joga para dividir o inimigo e sabotar a iniciativa dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: