Os rebeldes muçulmanos da minoria uigur que lutam pela independência do Turquestão Oriental jogaram um carro contra uma delegacia de polícia da província de Xinjiang, no Oeste da China, e detonaram explosivos.
A polícia reagiu e matou 13 militantes. Três policiais saíram feridos, informou a agência de notícias Reuters.
O Movimento pela Libertação do Turquestão Oriental luta contra o regime comunista chinês e suas políticas de "assimilação cultural", que visam a impor a hegemonia do grupo étnico hã, do qual fazem parte 93% dos chineses, a exemplo do que acontece no Tibete.
Esse grupo é suspeito de ter atacado delegacias de polícia e até mesmo de jogar um carro contra a grade de proteção da Praça da Paz Celestial, no centro de Beijim, em 28 de outubro de 2013, descrito na imprensa oficial chinesa como "um atentado terrorista suicida". Cinco pessoas morreram, inclusive os três ocupantes do veículo, um utilitário esportivo. Outras 35 pessoas saíram feridas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário