sábado, 21 de junho de 2014

Costa Rica é oásis de paz na América Central

Na madrugada de hoje, dei uma breve entrevista ao programa SporTV News para falar um pouco sobre a Costa Rica, o país sensação desta Copa do Mundo.

A Costa Rica tem a mais longa tradição democrática da América Latina, que vem desde 1949, enquanto Nicarágua, Honduras, El Salvador e a Guatemala saíram das guerras civis do século passado com muitas armas nas ruas e grandes populações marginalizadas. Hoje ainda enfrentam a migração de máfias de traficantes que fugiram da guerra do México contra as drogas.

Enquanto isso, a Costa Rica preserva 25% do seu território como parques nacionais e reservas ambientais. É o país com maior índice de desenvolvimento humano em sua faixa de renda per capita, pouco menos de US$ 10 mil por ano. Um dos cinco mais em proteção à natureza no ranking das universidades de Colúmbia e Yale, nos Estados Unidos.

Quando estive lá, em 1982, algumas pessoas tinham vergonha de terem mata atlântica. Hoje, estão ganhando dinheiro com ecoturismo, que já supera a participação da agricultura no produto interno bruto costa-riquenho.

Nenhum comentário: