Militantes xiitas iraquianos que lutavam na guerra civil da Síria ao lado da ditadura de Bachar Assad estão voltando para o Iraque para combater a ofensiva de extremistas muçulmanos, noticiou hoje o jornal libanês The Daily Star.
Diante de sucessivas vitórias do governo sírio, os rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante que lutavam contra Assad foram para o Iraque a partir de janeiro com armas pesadas e explosivos. Depois de tomarem Mossul, no Norte, avançam rumo à capital iraquiana, Bagdá.
No momento, o Exército do Iraque luta contra os jihadistas pelo controle pela refinaria de Baiji, a maior do Iraque. Hoje o governo iraquiano pediu aos Estados Unidos bombardeios aéreos contra os rebeldes. Em Jedá, na Arábia Saudita, o ministro do Exterior iraquiano, Hochiar Zebari, citado pelo Daily Star, disse que o objetivo é quebrar a "fibra moral do inimigo".
O presidente Barack Obama hesita porque os militares americanos consideram difícil selecionar alvos que sejam capazes de mudar a relação de forças no campo de batalha.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário