O papa Francisco recebe hoje no Vaticano os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para os três fazerem uma oração pela paz no Oriente Médio. O convite, feito durante a primeira visita de Francisco à Terra Santa como papa, em maio de 2014, é uma tentativa de relançar o diálogo. Peres e Abbas vão plantar uma oliveira nas jardins da Santa Sé.
As negociações de paz foram suspensas pelo primeiro-ministro linha-dura israelense, Benjamin Netanyahu, em protesto contra a formação de um governo de união nacional palestino reunindo o partido Fatah (Luta), de Abbas, e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que Israel e os Estados Unidos consideram um grupo terrorista.
Qualquer acordo de paz sem o Hamas seria um acordo pela metade, mas o governo israelense insiste que Abbas desarme o Hamas como precondição para retomar o diálogo. Nesse meio tempo, aproveitou a crise no processo de paz e autorizou a construção de mais 1,7 mil casas e apartamentos na Cisjordânia ocupada, inclusive no setor árabe de Jerusalém.
O presidente israelense, Shimon Peres, tem origem no Partido Trabalhista, de esquerda. Foi o principal negociador israelenses dos acordos de Oslo, de 1993, que levaram à criação da ANP e à transferência parcial do poder aos palestinos na Faixa de Gaza e em algumas áreas da Cisjordânia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário