A agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou há pouco a redução da nota de crédito da dívida pública da Argentina de CCC+ para CCC-. Ambas consideram o investimento em papéis argentinos especulação.
A decisão é consequência da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de rejeitar um apelo do governo argentino para derrubar uma sentença de instâncias inferiores que obriga a Argentina a pagar a parte da dívida caloteada em 2001 não renegociada até hoje e da interpretação da agência de que o pronunciamento feito ontem à noite pela presidente Cristina Kirchner indica que ela não pretende pagar.
Pela decisão da Justiça dos EUA, a Argentina é obrigada a pagar primeiro aos antigos credores para só depois pagar os novos credores da dívida renegociada. Cristina prometeu pagar a dívida, mas considerou a sentença uma "extorsão".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário