sexta-feira, 6 de junho de 2014

Obama reafirma compromisso dos EUA com liberdade

Ao participar das comemorações do 70º aniversário da Invasão da Normandia pelos aliados na Segunda Guerra Mundial em Colville-sur-Mer, perto de onde estão enterrados 9,3 mil soldados americanos, o presidente Barack Obama reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a liberdade.

Voltando para os veteranos presentes, todos na faixa de 80 anos, ao lado do presidente francês, François Hollande, da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Obama disse que, "se hoje vivemos em paz, devemos a eles. A liberdade depende de homens dispostos a morrer por ela."

Putin se encontrou pela primeira vez com o novo presidente da Ucrânia, Petro Porochenko, com quem prometeu negociar a paz.

A Invasão da Normandia, no Dia D, 6 de junho de 1944, abriu uma nova frente ocidental na guerra contra o nazismo e o caminho para a libertação de Paris em 24 de agosto do mesmo ano. Durante anos, o esforço de guerra se concentrara na frente oriental, onde o Exército da Alemanha e seus aliados enfrentavam a União Soviética.

Nenhum comentário: