domingo, 8 de junho de 2014

Marechal Al-Sissi toma posse no Egito

Eleito com 96% dos votos numa votação altamente suspeita de 26 a 28 de maio de 2014, o ex-comandante supremo das Forças Armadas do Egito, marechal Abel Fattah al-Sissi, tomou posse hoje como novo presidente do país, encerrando o ciclo de reformas iniciado com a Primavera Árabe e a queda do ditador Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011.

Em todos os sentidos, a posse do marechal representa a volta ao poder dos militares, que governaram o Egito desde que a Revolução dos Coronéis depôs a monarquia, em 1952, com breve interrupção nos últimos anos.

Com a queda de Mubarak, a Irmandade Muçulmana, o mais antigo grupo fundamentalista muçulmano do mundo, ganhou as eleições legislativas e a única eleição presidencial democrática da história egípcia, vencida por Mohamed Mursi no segundo turno, em junho de 2012.

Um golpe liderado por Al-Sissi derrubou Mursi em 3 de julho de 2013. Desde então, a Irmandade foi colocada na ilegalidade e mais de mil pessoas foram mortas em choques entre os islamitas e as forças de segurança do Egito.

Nenhum comentário: