Antes de um aumento de 5% para 8% no imposto sobre vendas no varejo, os japoneses foram às compras. O consumo doméstico avançou 2,3% no primeiro trimestre de 2014, e a economia do Japão cresceu 1,6%, projetando uma expansão anual de 6,7%.
Diante do aumento nas vendas de bens duráveis (automóveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos de pelo menos três anos de uso), as empresas do Japão investiram mais 7,6%. Por outro lado, o consumo maior piorou em 10% o déficit comercial, que foi de US$ 7,57 bilhões.
No esforço para combater a deflação e a estagnação crônicas da economia japonesa, o primeiro-ministro Shinzo Abe promete um novo plano para retomar o dinamismo da economia do país estimado em US$ 55 bilhões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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