quarta-feira, 11 de junho de 2014

Turquia quer reunião de emergência da OTAN

A Turquia pediu a realização de uma reunião de emergência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) depois que terroristas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante tomaram seu consulado em Mossul, no Norte do Iraque, e fizeram 48 reféns, inclusive o cônsul-geral, três menores e membros das forças especiais que protegiam a representação diplomática.

Outros 28 turcos, motoristas de caminhão, foram detidos pelos militantes extremistas nas ruas de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou usar a força se cidadãos e funcionários turcos foram feridos. Pede ajuda à OTAN, a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, que tem como base o princípio de que um ataque contra qualquer de seus países-membros é um ataque contra todos.

As embaixadas e consulados são consideradas territórios de seus países, tanto que podem ser usadas por refugiados em busca de asilo diplomático. O ataque viola o princípio da imunidade diplomática, que protege os representantes oficiais de outros países.

Nenhum comentário: