quarta-feira, 11 de junho de 2014

Milícia islâmica usbeque reivindica ataque a aeroporto

O Movimento Islâmico do Usbequistão (MIU), uma milícia fundamentalista ligada à rede terrorista Al Caeda, reivindicou a autoria do ataque contra o aeroporto de Caráchi, a maior cidade do Paquistão, em que 37 pessoas foram mortas, inclusive 10 terroristas descritos como "mártires" em sítios jihadistas na Internet.

"À meia-noite de segunda-feira, dez bravos mujahedin do Movimento Islâmico do Usbequistão em busca do martírio vestidos com roupas carregadas de explosivos atacaram uma área muito especial do aeroporto internacional de Caráchi, no Paquistão", diz uma nota escrita em inglês, transcrita pela agência de notícias France Presse em reportagem publicada no jornal paquistanês Dawn.

Na mesma página, há uma foto de 10 homens com fuzis de assalto e rostos cobertos. Seriam os mártires do aeroporto. A nota acrescenta que o ataque foi uma resposta aos bombardeios da Força Aérea do Paquistão às zonas tribais onde ficam as bases de diferentes milícias fundamentalistas muçulmanas ligadas aos Talebã do Paquistão (TP).

Desde a invasão dos Estados Unidos ao Afeganistão, o MIU se transferiu para o Paquistão. Um porta-voz dos Talebã paquistaneses, Shahidullah Shahid, confirmou que "o ataque ao aeroporto de Caráchi foi uma ação conjunta dos TP e do MIU. Os estrangeiros também são irmãos muçulmanos e mujahedin, então não podemos especificar quanto usbeques e quantos paquistaneses participaram dessa ação."

O governo do primeiro-ministro Nawaz Sharif suspendeu as negociações de paz com os Talebã e ordenou ao Exército que lance uma operação contra as bases dos jihadistas no Noroeste do Paquistão.

Nenhum comentário: