Os rebeldes que lutam para anexar o Leste da Ucrânia à Federação Russa derrubaram ontem um avião, matando 49 ucranianos.
Na semana passada, o governo da Ucrânia denunciou a entrada no país de três tanques da Rússia numa região de fronteira controlada pelos rebeldes.
A Rússia nega responsabilidade sobre a revolta da população que fala russo no Leste da Ucrânia e acusa o atual governo ucraniano de provocar uma guerra civil no país. Mas já foram identificados mercenários chechenos entre as forças rebeldes, além de modernos equipamentos militares russos capazes, entre outras coisas, de derrubar aviões.
O presidente Vladimir Putin mantém sua guerrinha de atrito para impedir a aproximação da Ucrânia do Ocidente e da União Europeia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário