Com 51% dos votos contra 45% do desafiante Óscar Zuluaga, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi reeleito hoje para um segundo mandato de quatro anos. O candidato oposicionista reconheceu a derrota.
Apuradas 94% das urnas, Santos tinha 7.711.434 votos contra 6.837.181 para Zuluaga, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, que escolheu o atual presidente como sucessor, mas ficou insatisfeito com as negociações de paz com os grupos guerrilheiros de esquerda, a quem Uribe nega qualquer legitimidade.
A reeleição do presidente foi construída em Bogotá, o maior colégio eleitoral colombiano, onde recebeu 52% dos votos, e outras grandes cidades, como Baranquilla, onde 78% votaram nele.
No discurso da vitória, Santos convocou "os 47 milhões de colombianos à união pela paz. A meus inimigos, proponho que se unam à paz porque não será a paz de Juan Manuel Santos, mas de todos os colombianos. Proponho desterrar para sempre o ódio e a violência de nossa democracia."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário