A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), e o Banco Cenral Europeu (BCE) autorizaram ontem a ex-república soviética da Lituânia de adotar o euro como moeda a partir de janeiro de 2015.
O país da região do Mar Báltico se enquadrou em "todos os critérios de convergência". Será o 19º membro da Zona do Euro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
é natural, que Letônia, Lituânia e Estônia adotem o euro e se integrem a europa ocidental pois eram estados alemães do norte. Agora, a Ucrânia é o peso que faria a balança do poder na europa se desequilibrar. e desequilibrio é um fator que se leva em conta em uma guerra. teremos guerra?
simeon.
Não vejo grande mudança no equilíbrio de forças. A UE só tem poder econômico e a Rússia sabe que não tem como segurar uma Ucrânia independente. Não há um grande jogo geopolítico. É a Rússia de Putin tentando restaurar o poder imperial soviético. Não tem como conseguir.
Postar um comentário