LONDRES - Depois de ser acusado de racismo porque seus assessores tentaram vender ao Reino Unido a ideia de que Mitt Romney é "mais anglo-saxão" do que o presidente Barack Obama, o candidato da oposição à Presidência dos Estados Unidos cometeu nova gafe diplomática. Em entrevista à televisão americana, Romney, que tem fama de ter salvo os Jogos de Inverno de Salt Lake City, levantou dúvidas sobre o sucesso da Olimpíada de Londres.
"É difícil dizer se eles estão preparados. Há razões para preocupação com a firma de segurança privada que não treinou o número suficiente de guardas e a ameaça de greve dos funcionários da imigração", declarou o candidato republicano para fúria de seus supostos aliados do Partido Conservador britânico, como o primeiro-ministro David Cameron e o prefeito de Londres, Boris Johnson.
Coube a Johnson dar a resposta. Diante de uma multidão de funcionários e voluntários que trabalham nos Jogos Olímpicos, ele perguntou: "Um cara chamado Mitt Romney duvidou de nossa preparação. Vocês estão prontos?"
A massa disse sim. Isso certamente será usado pela campanha de Obama à reeleição como uma gafe diplomática e uma indicação de que Romney, ao desrespeitar um dos maiores aliados dos EUA, mostrou-se ingênuo e despreparado em política externa.
Afinal, na primeira viagem ao exterior da campanha, o candidato republicano pretendia se apresentar como um estadista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário