sexta-feira, 6 de julho de 2012

EUA geraram só 80 mil empregos em junho

O saldo entre empregos criados e destruídos no mês passado nos Estados Unidos ficou em torno de 80 mil, informou hoje o Departamento do Trabalho. É uma quantidade insuficiente para melhorar a situação de um mercado de trabalho com 13 milhões parados.

Nos últimos três meses, os EUA tiveram um ganho de apenas 225 mil empregos, menos do que em janeiro. Foi o pior trimestre para o mercado de trabalho americano desde 2010.

A taxa de desemprego permaneceu inalterada em 8,2%, complicando a reeleição do presidente Barack Obama. Ele admitiu que a recuperação está sendo lenta demais.

Embora o candidato republicano, o ex-governador Mitt Romney, não prometa nada melhor do que as políticas conservadoras do governo George W. Bush, insiste em que a situação poderia estar melhor, ignorando o passivo da crise deixada pela última administração de seu partido.

No pós-guerra, nenhum presidente americano se reelegeu com desemprego acima de 7,2% no dia da eleição, que neste ano será em 6 de novembro. É improvável que o mercado de trabalho melhore muito até lá, observa o jornal The New York Times.

O relatório de emprego ruim e o aumento para quase 7% nas taxas de juros pagas pelos títulos da dívida pública da Espanha fizeram os investidores fugir do mercado de ações, derrubando as bolsas de valores no mundo inteiro.

Nenhum comentário: