domingo, 29 de julho de 2012

Romney "aceita" possível ataque de Israel ao Irã

LONDRES - Durante visita a Israel, numa viagem para tentar se apresentar ao mundo e ao eleitorado americano como um estadista, o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, declarou hoje estar preparado para aceitar uma ação militar israelense contra o programa nuclear do Irã, suspeito de desenvolver armas atômicas.

Romney tenta marcar um contraste em relação ao presidente Barack Obama, que pressionou o governo conservador de Israel a congelar a colonização dos territórios árabes ocupados em guerras. A direita americana se considera aliada natural do conservadorismo israelense.

Ambas rejeitam as pressões do governo Obama para uma negociação de paz destinada a criar um Estado nacional palestino em troca do pleno reconhecimento de Israel.

Depois da declaração endossando um ataque, Romney recuou. Num grande discurso sobre política externa, pretende dizer apenas que defende "o direito de Israel de se autodefender", a posição clássica dos presidentes dos EUA desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Nenhum comentário: