Depois de uma queda de 1,1% em abril, a produção das fábricas dos 17 países da Zona do Euro registrou em maio uma alta de 0,6%, informou o instituto oficial de estatísticas da União Europeia, Eurostat. Na UE como um todo, o avanço foi de 0,5%.
Em relação a abril, a produção de bens de consumo não duráveis cresceu 1,7% na Eurozona e 2,2% em todo o bloco comercial. O setor de bens de capital avançou 0,9%, enquanto a fabricação de bens duráveis, com pelo menos três anos de uso, teve alta de 0,5% na Eurozona e de 0,8% na UE. A produção de energia recuou 2,3% nos países do euro e 1,7% na UE dos 27.
Entre os países-membros com dados disponíveis, a produção industrial aumentou em 13 e caiu em oito. As maiores altas foram registradas em Portugal (4,1%), na Suécia (2%), na Letônia (1,9%) e na Alemanha (1,5%), enquanto a Lituânia (-16,3%), a Eslovênia (-3,2%), França (-2,1%) e Holanda (-1,6%) tiveram as maiores baixas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário