terça-feira, 3 de julho de 2012

López Obrador quer recontagem manual no México

O candidato da esquerda à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD) denuncia irregularidades em três quartos das urnas e exige uma recontagem manual dos votos, negando legitimidade à vitória do conservador Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Internacional.

Depois de governar do México de 1929 a 2000 numa "ditadura perfeita" com base na corrupção e em fraudes eleitorais, o PRI volta ao poder, ressuscitando os fantasma desse passado politicamente sombrio.

López Obrador se esforça em dizer que este é o mesmo velho PRI, canalha e corrupto, travestido com o rosto jovem de Peña Nieto.

Em 2006, depois de perder por apenas meio ponto percentual para Calderón, López Obrador liderou uma revolta popular contra o resultado oficial, denunciando ser vítima de uma fraude. Agora, repete a dose.

O Instituto Federal Eleitoral aceitou a reclamação de que houve irregularidades em várias zonas eleitorais. Está fazendo uma recontagem de mais da metade dos votos.

Nenhum comentário: