LONDRES - O resultado final das primeiras eleições nacionais realizadas na Líbia em quase 60 anos confirmou a vitória da Aliança das Forças Nacionais, liberal e secular, liderada pelo ex-ministro Mahmoud Jibril, um economista graduado nos Estados Unidos.
A AFN elegeu 39 dos 80 deputados escolhidos através de listas partidárias, com grande vantagem sobre a Irmandade Muçulmana, que terá 17 cadeiras. Outros 120 deputados serão eleitos como independentes, informa a televisão pública britânica BBC.
Ao comentar a vitória, Jibril apelou mais uma vez pela formação de um governo de união nacional para reconstruir a Líbia depois de 42 anos da ditadura personalista do coronel Muamar Kadafi, que destruiu as instituições do país.
O Parlamento eleito deve formar um governo e redigir uma nova Constituição. Quando ela for aprovada, haverá novas eleições legislativas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário