Na segunda defecção importante em uma semana, o embaixador da Síria no Iraque, Nawaf Fares, confirmou ontem, em entrevista à televisão árabe Al Jazira, que abandonou o partido Baath e o governo Bachar Assad em protesto contra "os massacres horríveis cometidos pelo regime contra o povo sírio".
Fares é um sunita com fortes ligações na área de segurança. É o segundo embaixador a abandonar a ditadura de Assad, depois de Bassam Imadi, que representava a Síria na Suécia até dezembro de 2011.
Imadi faz parte hoje do Conselho Nacional Sírio, o órgão político dos rebeldes. Na sua opinião, as deserções de Fares e do general-brigadeiro Manaf Tlass, na semana passada, são sinais de desintegração do círculo íntimo do regime, um prenúncio da queda de Assad.
Mais de 15 mil pessoas foram mortas na guerra deflagrada pela ditadura de Bachar Assad contra a revolta popular inicialmente pacífica que começou em 15 de março de 2011.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário