LONDRES - Os títulos da dívida pública da Espanha com prazo de 10 anos pagaram juros de 7,52% nesta segunda-feira, um recorde desde o lançamento do euro, em 1999, acendendo novos sinais de alerta de que a quarta maior economia da Zona do Euro pode ser obrigada a pedir socorro não apenas para seus bancos.
Os bônus espanhóis de dois anos paragar 6,55% e os papéis de 5 anos 7,35%.
Com as medidas draconianas adotadas pelo primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy, eleito em 20 de novembro de 2011, para conter o endividamento público, a Espanha enfrenta um desemprego de 25%, sendo de 50% entre os jovens, e não tem expectativa de crescimento antes de 2014.
Em consequência, as bolsas de valores europeias desabaram, com quedas de 7% na Grécia e de 3% na Alemanha. O euro caiu a US$ 1,2093.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário