LONDRES - Mais 53,5 mil pessoas perderam o emprego na Espanha no segundo trimestre de 2012, elevando o total de desempregados para 5.563.100, 24,63% da população em idade de trabalhar.
Entre os jovens, a taxa de desemprego ronda os 50%.
Nos últimos dias, os títulos da dívida pública da Espanha com dez anos de prazo pagaram juros de 7,55%, acima do limite de 7%, considerado insustentável, mas os mercados se acalmaram e os juros caíram com a declaração do presidente do Banco Central da Europa (BCE) de que o banco tem recursos suficientes para enfrentar a crise das dívidas públicas da Zona do Euro.
Diante da expectativa de uma queda de 7% no produto interno bruto deste ano e de 20% em cinco anos, a Grécia não deve atingir a meta de redução do déficit público pactuada com a União Monetária e o Fundo Monetário Internacional. O país está sob inspeção da chamada troika (UE, BCE e FMI), que pode rejeitar suas contas públicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário