A paisagem cultural do Rio de Janeiro foi declarada hoje patrimônio da humanidade pela 36ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (Unesco), realizada em São Petersburgo, na Rússia.
Para a Unesco, o Rio de Janeiro é um exemplo único de interação entre o homem, a cidade e a natureza, com um conjunto de áreas públicas, jardins históricos, parques e monumentos naturais que a tornam um bem público universal digno de ser compartilhado por toda a humanidade e por todas as gerações, no presente e no futuro.
O Conselho Mundial de Monumentos e Sítios observou "não constar hoje da lista do Patrimônio Mundial qualquer paisagem cultural com a combinação de valores e atributos presentes no Rio de Janeiro".
A candidatura Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre o Mar e e Montanha foi resultado de uma colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e os governos do estado e da cidade do Rio de Janeiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário