domingo, 1 de julho de 2012

Rio de Janeiro é patrimônio cultural da humanidade

A paisagem cultural do Rio de Janeiro foi declarada hoje patrimônio da humanidade pela 36ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (Unesco), realizada em São Petersburgo, na Rússia.

Para a Unesco, o Rio de Janeiro é um exemplo único de interação entre o homem, a cidade e a natureza, com um conjunto de áreas públicas, jardins históricos, parques e monumentos naturais que a tornam um bem público universal digno de ser compartilhado por toda a humanidade e por todas as gerações, no presente e no futuro.

O Conselho Mundial de Monumentos e Sítios observou "não constar hoje da lista do Patrimônio Mundial qualquer paisagem cultural com a combinação de valores e atributos presentes no Rio de Janeiro".

A candidatura Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre o Mar e e Montanha foi resultado de uma colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e os governos do estado e da cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: