sexta-feira, 13 de julho de 2012

EUA enviam base flutuante para o Golfo Pérsico

Diante da ameaça do Irã de fechar o Estreito de Ormuz, por onde passa um quinto do petróleo consumido no mundo, cerca de 16 milhões de barris, os Estados Unidos mandaram para o Golfo Pérsico um antigo navio de transporte da Marinha convertido numa plataforma ou base militar flutante, reforçando sua presença militar no Oriente Médio.

O Ponce é mais um exemplo do modo americano de fazer a guerra. Sua primeira missão deve ser defensiva e discreta, informa o jornal The New York Times.

A base flutuante deve ser usada para varredura de minas na entrada do golfo. Será uma plataforma para decolagem de helicópteros, uma base para mergulhadores e um ponto de apoio para navios antiminas, fornecendo-lhes combustível e serviços de manutenção.

Com o fracasso das últimas negociações entre as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Alemanha e o Irã para evitar que a república islâmica desenvolva armas nucleares, a União Europeia adotou sanções econômicas mais duras. O governo de Teerã ameaçou retaliar.

O conflito na Síria, onde o ditador Bachar Assad, principal aliado árabe do regime fundamentalista iraniano, está sob intensa pressão dos rebeldes, agrava ainda mais a tensão. Como de costume, o Irã e seus aliados põem a culpa de tudo o que acontece de ruim no Oriente Médio aos Estados Unidos e a Israel.

Nenhum comentário: