quarta-feira, 11 de julho de 2012

Liberais consolidam liderança nas eleições na Líbia

Com uma vitória esmagadora em Bengázi, onde começou a revolução contra o ditador Muamar Kadafi, Aliança das Forças Nacionais, liderada pelo ex-primeiro-ministro do governo provisório dos rebeldes Mahmoud Jibril, amplia sua vantagem sobre os partidos religiosos nas primeiras eleições livres na Líbia desde 1954.

Até agora, o resultado das eleições realizadas no sábado é uma derrota para o Partido da Justiça e Construção, braço político da Irmandade Muçulmana na Líbia. Nas eleições realizadas nos outros dois países do Norte da África que derrubaram ditadores, a Tunísia e o Egito, os partidos religiosos conquistaram a maioria absoluta dos votos.

Mesmo assim, é improvável que o partido de Jibril tenha maioria na futura Assembleia Nacional. Dos 200 deputados, apenas 80 serão eleitos através de listas partidárias. Os outros 120 serão independentes. Seus objetivos serão formar um governo e redigir uma nova Constituição que vai levar a novas eleiçõs parlamentares.

O ex-primeiro-ministro rejeita o rótulo de liberal, informa a agência de notícias Reuters. Desde a vitória da revolução, diz que o Islã deve ser a base da nova Constituição porque a Líbia é um país conservador onde os valores religiosos são um elemento central da vida social e do debate político.

Nenhum comentário: