quinta-feira, 5 de julho de 2012

Irã ameaça retaliar Israel e bases dos EUA

Se for alvo de um bombardeio contra suas instalações nucleares, o Irã ameaça contra-atacar em minutos o Estado de Israel e as bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio, advertiu a agência de notícias semioficial Fars.

Em entrevista divulgada ontem, o general Ami Ali Hajizadeh, da poderosa Guarda Revolucionária Iraniana, braço armado do regime fundamentalista, chama Israel e as "bases americanas" de territórios ocupados ao alcance dos mísseis do Irã, noticiou a agência Associated Press (AP), citada pelo jornal The New York Times.

O Irã está sob intensa pressão das grandes potências para parar de enriquecer urânio e abrir seu programa nuclear, suspeito de estar desenvolvendo armas atômicas, a inspeções irrestritas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão das Nações Unidas.

Depois do fracasso da última rodada de negociações, realizada no mês passado em Moscou, a União Europeia adotou sanções mais rígidas a partir de 1º de julho. Em resposta, o Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz, entrada do Golfo Pérsico, por onde passam 20% do petróleo consumido no mundo diariamente. Os EUA alertam que podem usar a forca para reabrir essa rota de navegação vital para a economia internacional.

Nenhum comentário: