O índice oficial dos gerentes de compras da indústria manufatureira da China teve alta para 53,3 em abril, o nível mais alto em um ano, depois de registrar 53,1 em março. É o quinto mês seguido acima de 50 pontos, o que significa aumento da atividade industrial.
Muitos economistas acreditam que a economia chinesa atingiu o nível mais baixo da curva no primeiro trimestre de 2012, quando o país cresceu a uma taxa anual de 8,1%, e retomou a trajetória ascendente.
A meta oficial para este ano é crescimento de 7,5%, mas os analistas de mercado esperam que a China a supere mais uma vez, observa o jornal inglês Financial Times. Antes, era de 8% e foi batida todos os anos.
Durante visita à Europa na semana passada, o primeiro-ministro Wen Jiabao declarou ter confiança de que "a China terá um crescimento robusto e estável".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário