quinta-feira, 31 de maio de 2012

Israel deve sair da Cisjordânia, diz Ehud Barak

Se as negociações de paz com os palestinos fracassarem, Israel deve considerar a possibilidade de se retirar unilateralmente de parte da Cisjordândia ocupada, afirmou ontem o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa, Ehud Barak.

"Somos uma coligação com 94 deputados [num parlamento de 120 cadeiras], é hora de assumir a liderança do processo diplomático", declarou Barak em palestra no Instituto de Estudos de Segurança Nacional da Universidade de Telavive. "Se não for possível chegar a um acordo definitivo com os palestinos, temos de considerar um acordo interino ou uma medida unilateral."

Em relação do programa nuclear do Irã, "é impossível dormir tranquilamente quando se sabe que o Irã está avançando sistematicamente rumo a um ponto em que Israel não terá condições de fazer mais nada", acrescentou o ministro da Defesa israelense, o militar mais laureado da história do país.

Barak observou que a guerra civil na Síria demonstra a incapacidade da sociedade internacional de tomar decisões coletivas, reportou o jornal liberal israelense, Haaretz.

Nenhum comentário: