A agência de classificação de risco Fitch reduziu hoje em dois graus a nota de crédito do Japão para A+ com perspectiva negativa, citando o grande endividamento do país. A dívida pública japonesa passa de 200% do produto interno bruto do país, de cerca de US$ 5 trilhões.
Com a perspectiva negativa, essa avaliação pode voltar a cair. A nota A+ é a quinta numa escala de 22 adotada pela agência.
Nesta terça-feira, em suas previsões semestrais, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse que o PIB japonês deve avançar 2% em 2012 e 1,5% em 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário