quinta-feira, 17 de maio de 2012

Grécia empossa governo interino até novas eleições

Depois do fracasso das tentativas dos partidos políticos do país de formar um governo desde as eleições de 6 de maio de 2012, a Grécia está empossando neste momento um governo provisório. O primeiro-ministro interino, o juiz Panayiotis Pikramenos, será encarregado de governar o país até as eleições de 17 de junho.

Em entrevista à TV pública britânica BBC, o líder da aliança de extrema esquerda Syriza, Alexis Tsipras, acusou a União Europeia de "jogar pôquer com vidas humanas".

Favorito nas pesquisas, ele é a favor de continuar na Eurozona, mas rejeita o plano de ajuste das contas públicas que a UE se recusa a renegociar. Seu seu partido for o mais votado, ganha um bônus de 50 cadeiras do Parlamento. Isso complicaria defitivamente a situação da Grécia.

Líderes dos grandes países europeus estão advertindo a Grécia de que deve transformar as eleições num plebiscito sobre o euro e sua participação na união monetária europeia. Sem cumprir os acordos firmados, a Grécia não receberá mais parcelas dos empréstimos negociados com a UE e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Nenhum comentário: