A Espanha pretende investir 19 bilhões de euros (R$ 47,4 bilhões) para salvar o quarto maior banco do país, Bankia, que sofre um corrida bancária, com retiradas em massa de seus depositantes, informa o jornal britânico Financial Times.
O governo espanhol já tinha colocado 4,5 bilhões de euros no Bankia, criado em 2010 com a fusão de várias cadernetas de poupança. Deve ficar com 90% do controle acionário do banco.
Depois de uma queda de 7,4% na quinta-feira, o Bankia perdeu 58% do valor que tinha quando começou a vender ações em bolsa, em julho de 2011. Hoje a negociação das ações da empresa na Bolsa de Madri foi suspensa, noticia a TV pública britânica BBC.
Além disso, a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou as notas de crédito de cinco bancos espanhóis. No mercado, já se acredita que a Europa terá de ajudar a Espanha a salvar o sistema financeiro.
O euro caiu para US$ 1,251, a menor cotação desde julho de 2010.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário