Um ataque terrorista suicida contra o ensaio de uma parada militar no Iêmen matou pelo menos 101 soldados e deixou outras 220 pessoas feridas hoje em Saná, a capital do país.
O atentado acontece no momento em que o Exército iemenita, apoiado pelos Estados Unidos, lançou uma ofensiva contra a rede terrorista Al Caeda na Península Arábica, que se instalou no país para fugir da repressão na Arábia Saudita.
Lá foi treinado e de lá saiu o terrorista nigeriano que tentou explodir um avião de passageiros que fazia o voo Amsterdã-Detroit no Natal de 2009.
Durante o fim de semana, o Exército cercou os principais redutos d'al Caeda no Sul do Iêmen. A resposta veio logo. O homem-bomba se infiltrou no desfile de uniforme militar, com explosivos escondidos sob a roupa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário