A economia do Japão, terceira maior do mundo, cresceu 1% no primeiro trimestre de 2012 em relação aos últimos três meses de 2011, que teve o índice de crescimento revisado para 0,1%, informa hoje o jornal inglês Financial Times.
Isto projeta um crescimento anual de 4,1%, mas os analistas preveem uma redução no ritmo da recuperação japonesa no segundo semestre deste ano.
Uma boa parte da expansão se deve a incentivos do governo para compra de carros menos poluentes que acabam em agosto e à reconstrução da região atingida pelo terremoto e o maremoto de 11 de março de 2011. Esses dois fatores de estímulo tem prazo limitado.
O consumo doméstico avançou 1,2% e o investimento público, 5,4%, acrescentou o boletim de estatísticas divulgado pelo governo japonês.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário