O dissidente chinês Chen Guang, sua mulher e os dois filhos do casal saíram hoje do aeroporto de Beijim, na China, rumo aos Estados Unidos, informou na manhã de hoje o Departamento de Estado americano.
Advogado e cego, Chen se tornou inimigo do regime comunista ao defender mulheres obrigadas a fazer aborto por causa da política do filho único e combater outras violações dos direitos humanos.
Sua fuga espetacular de uma casa numa província a 500 quilômetros da capital chinesa até e Embaixada dos EUA gerou uma crise diplomática entre os dois países. Em 2 de maio, ele saiu da embaixada dizendo que queria ficar na China. Mudou de ideia e pediu ajuda aos EUA, tendo inclusive ligado várias vezes diretamente para o Congresso para participar de reuniões que discutiam sua situação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário