O Programa de Agricultura Global e Segurança Alimentar, um fundo de combate à fome e à miséria financiado por países ricos, vai dar US$ 177 milhões a seis países - Burúndi, Gâmbia, Maláui, Quirguistão, Senegal e Tanzânia -, anunciou hoje o Banco Mundial.
No início de 2008, o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas advertiu que uma inflação nos preços internacionais dos alimentos estava aumentando o total de famintos do mundo para cerca de 1 bilhão.
A crise econômico-financeira deflagrada pelo colapso do banco Lehman Brothers, em setembro daquele ano, aliviou as pressões inflacionárias, mas a combinação de comida cara com desemprego e a insensibilidade das autoridades está por trás da onda de revoltas da chamada Primavera Árabe.
Apesar de tímida, a recuperação levou a nova alta nos preços dos alimentos. Em 2011, a inflação foi de 24% em relação aos preços médios de 2010, informa o Banco Mundial.
Para o subsecretário para assuntos internacionais do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Lael Brainard, depois do lançamento em abril de 2010, "o Programa de Agricultura Global e Segurança Alimentar provou rapidamente ser um dos programas mais inovativos e efetivos que a comunidade internacional criou. Vai aumentar a renda de 7,5 milhões de pequenos agricultores e suas famílias".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Seis países recebem US$ 177 milhões contra fome
Marcadores:
Banco Mundial,
Burúndi,
Fome,
Gâmbia,
Maláui,
Miséria,
Programa de Agricultura Global e Segurança Alimentar,
Quirguistão,
Senegal,
Tanzânia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário