Em suas primeiras declarações ao chegar nesta noite aos Estados Unidos, o advogado e dissidente chinês Chen Guangcheng fez um apelo: "Eu espero que todos trabalhem comigo para promover a justiça na China".
Chen chegou a Newark, Nova Jérsei, num voo da United Airlines, depois de gerar uma crise diplomática entre as duas superpotências ao fugir da prisão domiciliar no interior do país e se refugiar na embaixada americana em Beijim.
Autodidata, ele se tornou inimigo do regime comunista chinês por defender mulheres forçadas a fazer aborto dentro da política de controle da natalidade que só permite que cada casal tenha um filho. Agora, vai estudar direito na Universidade de Nova York.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário