Sob a pressão da crise nos principais mercados para suas exportações - a Europa e os Estados Unidos -, índice de gerentes de compras do banco HSBC aponta um aumento na contração da atividade industrial na China. Estava em 49,3 em abril. Caiu para 48,7.
Números abaixo de 50 indicam recuo e não apenas queda no ritmo de crescimento como as estatísticas oficiais chinesas apontam, noticia o Market Watch. Foi o sétimo mês consecutivo de queda no índice do HSBC.
Ontem o governo havia prometido estimular investimentos privados em setores como energia, ferrovias e telecomunicações, reporta a TV pública britânica BBC.
Na revista Foreign Policy, o jornalista e cientista político Fareed Zakaria examina o impacto de uma forte redução do crescimento na China e conclui que a maior ameaça é para o regime comunista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário