A Tribunal das Nações Unidas para Crimes de Guerra na antiga Iugoslávia, com sede em Haia, na Holanda, adiou hoje por prazo indeterminado o julgamento do general Ratko Mladic, comandante militar dos sérvios na Guerra da Bósnia Herzegovina (1992-95), para dar mais tempo à defesa para se preparar.
Mladic, conhecido como Carniceiro da Bósnia, é alvo de onze acusações, inclusive de genocídio, por causa do massacre de cerca de 8 mil pessoas, toda a população adulta de Srebrenica, em julho de 1995, que na época era considerada zona de proteção da ONU.
A defesa alegou que o general estava em Belgrado no momento do massacre. Como não recebeu 7 mil páginas do processo, os advogados pediram mais seis meses. Mladic nega qualquer responsabilidade pelos crimes de guerra cometidos por seus soldados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário