sábado, 19 de maio de 2012

Dissidente chinês cego está prestes a ir para os EUA

O dissidente chinês cego Chen Guangcheng deixou o hospital e está no aeroporto de Beijim, prestes a embarcar para os Estados Unidos.

Chen criou um incidente diplomático entre as duas maiores potências mundiais ao fugir da prisão domiciliar e se refugiar na embaixada americana dias antes de uma delegação de alto nível, formada pela secretária de Estado, Hillary Clinton, e o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, chegarem à cidade para mais uma rodada do diálogo estratégia EUA-China.

Chen Guangcheng
Em princípio, o dissidente - um advogado autodidata que lutava contra abortos forçados e outros excessos da política do filho único, entre outras causas em defesa dos direitos humanos -, queria permanecer na China para continuar lutando pelos cidadãos comuns oprimidos pelo regime comunista. Em 2 de maio de 2012, teria saído espontaneamente da embaixada.

Ao chegar no hospital e saber da tortura e das ameaças a que sua mulher tinha sido submetida, Chen pediu ajuda para sair do país. Tentou embarcar no avião da secretária de Estado. As autoridades chinesas disseram que ele poderia sair do país, se fizesse todos os trâmites burocráticos necessários.

Com convites para estudar em universidades americanas, Chen pode até viver nos EUA com visto de estudante. Na verdade, é um exilado. De um jeito ou de outro, o regime comunista chinês acaba se livrando de mais um dissidente.

Nenhum comentário: