Se o Irã tiver armas nucleares, a Arábia Saudita também vai querer, advertiu o sultão Abdullah ao receber em 2009 o diplomata americano Dennis Ross, um dos muitos enviados especiais encarregados pelos Estados Unidos de negociar a paz entre isralenses e palestinos. Ross confirmou agora pela primeira vez ter ouvido esse alerta.
Depois de uma longa argumentação do diplomata sobre as vantagens e benefícios do regime de não proliferação nuclear, o sultão saudita insistiu: "Se eles tiverem armas nucleares, nós também teremos", informa o jornal liberal israelense Haaretz.
A Arábia Saudita e o Irã travam um duelo pela liderança regional. Outros candidatos, como Turquia e Irã, também fariam programas nucleares, lançando uma corrida armamentista nuclear na região mais conflituosa do planeta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário