O Consórcio Genoma do Tomate, formado por várias instituições científicas da Europa, entre elas o Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona e o Centro Nacional de Supercomputação da Espanha, conseguiu mapear o código genético desta fruta originária da América que se tornou um dos principais ingredientes da culinária no mundo inteiro. Foram identificados todos os genes da variedade Heinz 1706. São 7 mil genes a mais do que em seres humanos.
A descoberta da sequência do DNA da planta deve levar ao surgimento de variedades transgênicas capazes de produzir o ano inteiro e de resistir melhor às pragas da lavoura e à escassez de água. Seus resultados foram publicados na revista científica Nature.
Ao estudar o genoma, o conjunto de todos os genes de uma determinada espécie, os cientistas procuram indicações sobre sua evolução. A pesquisa sugere que o genoma passou por duas rodadas de triplicação nos últimos 120 milhões de anos. Uma teria acontecido antes do tomate se separar da linha evolutiva da uva.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário