quinta-feira, 24 de maio de 2012

Líderes europeus adiam grandes decisões

Como o mercado previa, não houve grandes anúncios no jantar dos líderes da União Europeia ontem em Bruxelas, onde a crise das dívidas públicas era o prato mais indigesto. Os planos para a reunião de cúpula do mês que vem podem incluir uma garantia nos depósitos bancários em toda a Zona do Euro. A emissão de bônus pan-europeus fica para mais adiante.

A garantia de depósitos bancários seria uma maneira de tentar evitar uma corrida dos clientes aos bancos para sacar seu dinheiro em caso de saída da Grécia da união monetária europeia.

Isso geraria uma crise de confiança no sistema financeiro capaz de gerar um colapso de crédito semelhante ao de 2008. Os bancos, sem saber se os outros estão carregados de títulos incobráveis, vão parar de emprestar entre si.

O conflito entre a rigorosa disciplina fiscal exigida pela primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e a proposta de estimular o crescimento feita pelo novo presidente da França, François Hollande, continua sem solução a vista, observa o jornal The New York Times.

Na falta de medidas concretas, os líderes europeus reafirmaram sua determinação de manter a Grécia na Eurozona, noticia o jornal inglês Financial Times.

Nenhum comentário: