O escritor mexicano Carlos Fuentes, autor de A Morte de Artêmio Cruz e Gringo Velho, entre outros livros de sucesso, morreu hoje aos 83 anos. A notícia foi dada pelo presidente do México, Felipe Calderón, através do Twitter.
Filho de diplomata, Fuentes nasceu na Cidade do Panamá em 11 de novembro de 1928 e passou sua infância em várias capitais de países do continente, entre elas Montevidéu, Rio de Janeiro, Washington, Santiago, Quito e Buenos Aires.
Seu primeiro livro, A Região Mais Transparente, publicado quando ele tinha 30 anos, foi um sucesso e se tornou um clássico da literatura mexicana ao retratar a Cidade do México e a diversidade cultural de um país forjado pela fusão forçada das civilizações indígenas pré-colombianas com a do invador espanhol.
Fuentes se considerava um autor pré-moderno. Na era do computador, ainda escrevia com papel, tinta e caneta - perguntava: "Precisa alguma coisa a mais?"
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário