O desemprego em Portugal atingiu o recorde histórico de 14,9% da população em idade de trabalhar, 2,5 pontos percentuais acima da taxa registrada no início de 2011, informou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas. Antes da crise, o índice estava em 7,6%.
Sob pressão da crise das dívidas públicas, o país tomou um empréstimo de cerca de 80 bilhões de euros. Em troca, teve de cortar gastos e aumentar impostos para reduzir o déficit público.
Mais de 819 mil residentes em Portugal estão sem trabalho. Cerca de 130 mil perderam o emprego nos últimos 12 meses.
O primeiro-ministro conservador Pedro Passos Coelho pediu aos portugueses que vissem no desemprego "uma oportunidade para mudar de vida".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário