A polícia estadual de Nuevo León encontrou ontem 49 cadáveres mutilados em uma estrada, perto de Monterrey, a terceira maior cidade do México, informa o jornal The New York Times.
O massacre foi atribuído à máfia do tráfico de drogas conhecida como Las Zetas (As Setas), formada por ex-militares e ex-policiais que entraram na guerra contra o tráfico ao lado do governo.
Mais de 50 mil pessoas morreram desde que o presidente Felipe Calderón declarou guerra às máfias que exploram o tráfico de drogas para os Estados Unidos, em dezembro de 2006. Como essas gangues ganham bilhões de dólares e têm acesso ao mercado de armas dos EUA, a tragédia se repete e se realimenta a um nível assustador.
Sob a ameaça de gangues de traficantes, vários jornais e outros meios de comunicação pararam de cobrir a guerra contra as drogas. A violência ligada ao tráfico é um dos principais temas da campanha para a eleição presidencial de 1º de julho de 2012.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário