A China, o Japão e a Coreia do Sul anunciaram ontem o início em breve de negociações de livre comércio para ajudar o Leste da Ásia a se recuperar da crise econômica mundial e cooperação para reduzir as tensões na região.
Os primeiros-ministros da China, Wen Jiabao, e do Japão, Yoshihiko Noda, e o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung Bak, concordaram em trabalhar juntos para apaziguar a Península Coreana diante das sucessivas provocações do regime comunista da Coreia do Norte, que ameaça fabricar armas atômicas.
No ano passado, o comércio trilateral chegou a US$ 690 bilhões. A China é hoje a maior parceira comercial tanto de japonesas quanto de sul-coreanos, informa o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário