O líder da bancada socialista na Assembleia Nacional e prefeito de Nantes, Jean-Marc Ayrault, será nomeado hoje novo primeiro-ministro da França, informou agora há pouco o jornal francês Le Monde, citando como fonte o presidente da Autoridade dos Serviços Financeiros, Jean-Pierre Jouyet, próximo do presidente eleito, François Hollande.
Ex-professor de alemão, Ayrault é considerado um germanófilo. Portanto, está capacitado a entender o vizinho poderoso e a negociar com a Alemanha.
Hollande toma posse hoje às 10 horas em Paris (5h em Brasília). Depois da cerimônia, deve indicar seu primeiro-ministro e viajar a Berlim para seu primeiro encontro com a chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel, a quem pretende convencer que a Europa precisa crescer para superar a pior crise econômica de sua história recente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário